18 de out. de 2016

5 Blogueiras negras que você precisa conhecer (caso ainda não conheça)

Embora todas as mídias pareçam dominada pela hegemonia branca, como acontece também no youtube, blogueiras negras produzem e produzem um conteúdo bastante diversificado e de grande qualidade que muitas vezes parece não ser reconhecido quando a gente fala em quantitativo. Por isso algumas blogueiras/vlogueiras não são tão conhecidas em relação a outras que detem mais espaço.



Falando do título do post, blogueiras que você precisa conhecer (se é que já não conhece), caso vocês as conhecam, leia então o título como "Divulgando e enaltecendo o trabalho das bloguerias (youtubers) que amo"

Brincadeiras a parte, gosto da internet pois ela democratizou o espaço de auto-aprescentação possibilitando mútiplos diálgos, desta forma mulheres negras aproveitam deste espaço para produzirem um contéudo que por mais simples que seja, é de grande relevância para a nossas vidas, porque uma coisa é você ver meninas brancas se maquiando, e outra totalmente diferente é ver uma menina negra produzindo este contéudo, isto porque nossa pele é diferente e precisa de cuidados e combinações diferenciadas.



Nas sujestões que trago algumas destas yotuberes trazem uma voz enunicativa étinica muito forte, outras não tanto, mas ainda assim desempenha o papel de nos representar, e como ultimamente eu estou consumindo muito youtube tenho procurado um contéudo para me empoderar.

Talvez em um próximo post eu abra um espaço também para a discussão sobre empoderamento, mas já adianto que empoderamento é um processo de descolonização de nossas mentes, quando desconstruimos padrões que nos estigmatiza e passamos a agir de acordo com o que dejesamos, sem nos preocuparmos com o que é estabelecido como bonito ou o que é socialmente aceito, passando a viver por nós mesmos.



Assim, ver pessoas no youtube que nós ensina que podemos ser bonitos como somos cumpre o papel de aulixiar no nosso empoderamento individual, ensinando-nos a amar nossos corpos.



Sou amigo de todas (emobra elas ainda não me conheçam ) O canal dAs tavares, é produzido por duas irmãs, Irlane e Marcelly Tavares, e um dos diferenciais que eu vi no canal delas é o uso de Lace wigs, essas perucas divas que simulam o cabelo humano, para além disso elas trazem excelentes tutoriais de maquiagem.  Nataly  Neri dispença apresentações, no seu canal ela dá dicas maravilhosas de customização e consumo consiente, e por ser aluna do curso de Ciências sociais ela traz um conteudo téorico bastante embasado. O canal Camila  Nunes e Amanda Carneiro acho bem parecidos pois elas tratam mais de assuntos relacionado a beleza, tendo como foco principal maquiagem (e quem não ama) . Sá Ollebar comanda o canal Preta pariu, cujo temas mais recorrente são ligados a vicência negra e materninade, sempre discutindo assuntos sérios de uma forma descontraida.

Por fim, gostaria de dizer que tem muitas outras yotuberes negras que acompanho e estou aceitando sujestões de mais.

Um comentário:

  1. As Tavares arrasam nas publicações e sou louca pelo visual delas como são lindassssssssssss!!!!

    Beijinhos,
    *Blog Resenhas da Pam*

    ResponderExcluir