24 de jan. de 2017

Uso do cabelo crespo como símbolo de identidade negra

Inspirações de corte de cabelo para homens negros

Para a comunidade negra nosso cabelo funciona como um importante elemento identitário, primeiro porque ele é nosso e além de pessoal pertence ao domínio visual, permitindo uma comunicação. Este tem significado para diferentes etnias africanas, que transplantados de maneira violenta para o trabalho forçado sem nenhum bem material, seus corpos eram os únicos bens simbólicos que possuíam.

Lógico que na contemporaneidade o cabelo crespo não detém os mesmos significados que tinham para as etnias africanas, tais como valores matrimoniais, religiosos dentre outros. O uso do cabelo crespo sem nenhum tratamento químico representa a nossa luta por afirmação de nossa identidade.

É sabido que a busca por um cabelo liso não é algo exclusivo de quem possui a estrutura do fio crespa, o mercado dispõe de diversos produtos como slongan de “O liso perfeito” e seus derivados, destinados às pessoas que já possuem a estrutura do fio liso.

Entretanto, para uma pessoa negra inserida em uma sociedade que nos estigmatizas, há todo um processo de racismo velado, racismo mascarado, racismo institucional, nos coagindo a alisarmos nossos cabelos. Crescemos ouvindo que nosso cabelo é sujo, que nosso cabelo é ruim e que nosso cabelo não é bonito.
Se temos hábitos diários de higiene, por quê nosso cabelo é sujo? Se nascemos com estes cabelos, por quê nosso cabelo é ruim? Se nascemos com cabelo, por que nosso cabelo não é bonito?
A resposta é simples, racismo, disfarçado de “questão de gosto” alienando a nós negros, mantendo-nos preso a uma ideologia que nos aliena fazendo com que nós nos odiemos todos os dias.
Chega! Não queremos mais apagar nossa negritude recorrendo a processos químicos que muitas vezes a curto ou longo prazo traz danos a nossa saúde e que nos escraviza a tratamentos mensais, quiçá semanais que compromete nossa renda mensal.


Finalizamos com uma importante reflexão da escritora bell hooks, que afirma que muitas pessoas acreditam que o cabelo crespo e seus penteados não fiquem bem em nós, mas nos outros é legal, pois alisando nossos cabelos desde sempre desconhecemos nossos cabelos e o quão bonito podemos ser com ele natural.

Inspirações de corte de cabelo para homens negros



Inspirações de corte de cabelo para homens negros

Inspirações de corte de cabelo para homens negros

Inspirações de corte de cabelo para homens negros

Para maiores informações recomendamos a leitura de:
Alisando nossos cabelos: bell hooks
Sem perder a raiz  e Corpo e cabelo como simbolos de identidade negra: Nilma Lino Gomes

*Fotos reprodução

10 comentários:

  1. Adorei o post... otimo texto!

    Beijo
    ;)
    http://www.umalindapromessa.com/

    ResponderExcluir
  2. R. Eu moro no Cantão do Valais (a Suíça é dividida em 26 Cantões), em Sierre (uma cidade bem pequenina mesmo). O que tem de bom neste Cantão são as lindas paisagens dos alpes, principalmente no inverno. Agradeço a dica e vou fazer alguns posts sobre o país onde vivo e alguns lugares!

    Concordo plenamente com essa questão de racismo escondido em questões irrelevantes. Na minha opinião cabelo crespo é bonito, e "não é nada mais nada menos" que outro tipo de cabelo. Acho bastante sensual e único, e admiro as pessoas que o aceitam sem caírem nos delírios da sociedade que nos rodeia!

    http://un-faux-pas.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendo quase nada do assunto e acho muito importante quando as pessoas lembram que é um símbolo muito forte o cabelo. Gostei do texto

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto e todos os cabelos. Todos são maravilhosos!

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que acho muito lindo o cabelo crespo, principalmente pq passa uma personalidade muito forte e marcante da pessoa que tem.

    Beijos

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!! Não tem nada mais lindo do que ser quem realmente somos. Se amar acima de tudo!

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  7. Isso, a meu ver, acontece em todos os tipos de pele. Eu próprio já errei no meu tom :P

    Adoro, adoro!! Acho que é mesmo uma identidade!

    NEW OUTFIT POST | You can be Successful.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  8. Acho um máximo o pessoal se libertar desses padrões pré-estabelecidos... viva ao natural!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir